terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prática x teoria

Tenho pensando muito neste assunto: a relação entre prática e a teoria. Será que são duas coisas contraditórias? Ou uma coisa ajuda a outra? Perdemos tempo lendo e estudando, enquanto poderíamos praticar e evoluir?

Desde cedo eu desenvolvi o gosto pela leitura, isso foi surgindo naturalmente enquanto era pré-adolescente e acabou virando algo bem presente em minha vida. Através dos livros aprendi muita coisa. Sei que muitas das coisas que aprendi estavam erradas e uma grande parte eu já esqueci. Mas sinto que através da leitura desenvolvi um olhar peculiar em relação ao mundo a minha volta. E isso já valida todas as horas e dias que passei com livros na mão.
 
Em relação ao Yôga não foi diferente, desde que comecei a praticar li todos os livros que estivessem ao meu alcance. Principalmente os livros escritos e os recomendados pelo Mestre DeRose, e posso dizer com alguma certeza que sãos os melhores e mais profundos. Alguns deram trabalho de serem encontrados: corri atrás de livrarias, sebos e de pessoas que iam para outros países e consegui juntar uma boa bibliografia referente à filosofia que preconizo. Livros de vários autores e de várias modalidades de Yôga. 
 
Às vezes penso: e seu tivesse dedicado todo esse tempo simplesmente praticando? Não seria mais proveitoso? Poderia ter evoluído muito mais nas técnicas corporais, respiratórios e meditação. Toda essa leitura me ajudou em quê? Já conheci pessoas que nunca leram um livro, mas que possuem uma sabedoria incrível.
 
Refleti um pouco e cheguei à conclusão: se não tivesse lido nada, não saberia nem o que eu estava fazendo, por que estava fazendo e aonde aquilo iria me levar. Talvez tivesse parado de praticar por falta de estímulo, e com certeza não teria tomado a decisão que mudou minha vida: ser instrutor de yôga. 
 
Lendo ampliei meu conhecimento sobre o caminho que estava tomando e de quebra conheci um pouquinho uma das culturas mais antigas da humanidade: o hinduísmo. Um pouquinho, pois o hinduísmo é uma confusão de tradições, escolas e linhas de pensamento com mais de 5.000 anos de história.

Gostaria de saber o que você acha? Se você se interessou em se aprofundar mais, ler, estudar mais, fale comigo, estou com muita vontade de retomar nosso grupo de estudos e círculo de leitura.

 
Aguardo sua opinião!
Vini

Entender é parede: procure ser uma árvore. (Manoel de Barros)

4 comentários:

  1. E aii Vini!!

    Outro dia recebi um treinamento que dizia que nosso cérebro se divide em 4 fases.

    1ª Fase : Inconsciente e Incompetente

    É a fase na qual fizemos uma coisa apenas por fazer, sem saber no que vai dar e sem saber aonde quer chegar.

    2ª Fase: Consciente e Incompetente

    É a fase na qual não sabemos o que estamos fazendo mas sabemos aonde queremos chegar pois conhecemos os melhores no assunto...porém ainda não estamos capacitados para fazer parte dos melhores.

    3ª Fase: Consciente e Competente

    Esta é a fase na qual estamos dominando o assunto, porém apenas conscientemente.

    4ª Fase: Inconsciente e Competente

    Esta é a fase na qual dominamos inconscientemente.

    Um exemplo que ele utilizou foi a de trocar a marcha do Carro...quanta gente no inicio acaba se perdendo para trocar a marcha, e com o passar do tempo o mesmo torna-se muito automático!

    No meu ponto de vista...os livros ajudam e bastante na 2ª fase para nos mostrar aonde podemos chegar...para que a atividade venha a ser aprendida depois com o tempo e com as prática realizada no dia a dia e conscientemente.

    Sou parceiro para aprender mais sobre o Yôga, conte comigo!

    Abraço do Samuca!

    ResponderExcluir
  2. Tô dentro Winnis. Demais nossos grupos de estudos. Está fazendo falta.
    Beijos, Eires

    ResponderExcluir
  3. Vini!!
    Esses dias eu andei me perguntando sobre isso ,se eu não estava perdendo tempo lendo.
    Para mim especificamente gosto muito de ler a respeito e quanto mais leio mais me identifico!!

    Aguardo o Grupo de estudos!!!
    Abraço Glauber

    ResponderExcluir
  4. Samuel, obrigado por complementar o texto. Agradeço o Glauber e a Eires tbem pelos comentários. Vamos agitar esse grupo de estudos para logo então!
    Abraços,
    Vini

    ResponderExcluir