quarta-feira, 29 de abril de 2009

dança indiana

Com essa onda da novela das oito tenho visto muitas apresentações de dança indiana pipocando por ai e por isso resolvi escrever um pouco sobre esse tema.

Para começar dizer dança indiana é o mesmo que dizer dança brasileira. A Índia é um país multicultural como o Brasil, com tradições bem distintas e por isso existem centenas de estilos de dança bem peculiares. Neste texto vou abordar a dança clássica Indiana, que já não é uma coisa só e conta com vários estilos.

Não sou especialista no assunto, mas tenho uma grande amiga em São Paulo, a Estelamare , que morou 8 anos na Índia para estudar dois estilos de dança: Bharata Natyam e Kathakali. Além desses tempo, ela retorna periodicamente a Índia para se aprimorar e estar em contato com seus mestres. Como você pode ver, dança indiana não se aprende em um fim de semana e segue uma relação Mestre/Discípulo bem importante.

A Dança Clássica Indiana é uma tradição muito antiga e teve origens nos templos hindús. Por isso ela possui uma forte conotação filosófica e religiosa. Cada apresentação conta uma lenda ou um aspecto de algum deus da mitologia hindú, como Shiva, Krishna, Parvatí, entre outros.

Todos os estilos de dança clássica estão ligados ao Natyashastra, o tratado mais antigo do mundo sobre dramaturgia que se têm notícia. Ele foi escrito por Bharata entre os séc III e IV D.C.
Esse tratado sânscrito define os principios técnicos e estéticos utilizados na dança e dramaturgia hindú, como movimentos, mudrás (gestos) e expressões faciais.

O Bharata Natyam deve ser o estilo de dança clássica indiana mais conhecido. É a mais antiga e tradicional forma de teatro e dança indiana. Foi desenvolvida nos templos do sul da Índia. É uma dança bem percussiva e utiliza linhas geométricas bem precisas e marcadas.

Abaixo vou deixar um vídeo de uma apresentação da Estela de Bharata Natyam para você poder vizualizar uma verdadeira dança indiana!

Para saber mais sobre seu trabalho: www.estelamare.paulo.nom.br

Abraços,
Vini





3 comentários:

  1. Nossa, Vini!
    Muito interessante! Deve ser bem difícil!
    Bem diferente do que se vê por aí...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito linda essa dança encantadora, eu gostaria muito de aprender mas eu sei que não é nada fácil.
    Oque eu queria saber é se aqui em Caxias do sul tem algum lugar que ensine, ou em outro lugar do RS que tenha? Alguém sabe?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shanalise. Infelizmente não conhecemos ninguem que trabalhe com dança indiana por aqui. Só em SP ou RJ. Provavelmente tenha alguém em POA, se descobrirmos alguma coisa, te avisamos. Obrigado pela sua visita em nosso Blog e por seu comentário. Fica o convite para você conhecer nossa escola.

      Excluir