Para começar dizer dança indiana é o mesmo que dizer dança brasileira. A Índia é um país multicultural como o Brasil, com tradições bem distintas e por isso existem centenas de estilos de dança bem peculiares. Neste texto vou abordar a dança clássica Indiana, que já não é uma coisa só e conta com vários estilos.
Não sou especialista no assunto, mas tenho uma grande amiga em São Paulo, a Estelamare , que morou 8 anos na Índia para estudar dois estilos de dança: Bharata Natyam e Kathakali. Além desses tempo, ela retorna periodicamente a Índia para se aprimorar e estar em contato com seus mestres. Como você pode ver, dança indiana não se aprende em um fim de semana e segue uma relação Mestre/Discípulo bem importante.
A Dança Clássica Indiana é uma tradição muito antiga e teve origens nos templos hindús. Por isso ela possui uma forte conotação filosófica e religiosa. Cada apresentação conta uma lenda ou um aspecto de algum deus da mitologia hindú, como Shiva, Krishna, Parvatí, entre outros.
Todos os estilos de dança clássica estão ligados ao Natyashastra, o tratado mais antigo do mundo sobre dramaturgia que se têm notícia. Ele foi escrito por Bharata entre os séc III e IV D.C.
Esse tratado sânscrito define os principios técnicos e estéticos utilizados na dança e dramaturgia hindú, como movimentos, mudrás (gestos) e expressões faciais.
O Bharata Natyam deve ser o estilo de dança clássica indiana mais conhecido. É a mais antiga e tradicional forma de teatro e dança indiana. Foi desenvolvida nos templos do sul da Índia. É uma dança bem percussiva e utiliza linhas geométricas bem precisas e marcadas.
Abaixo vou deixar um vídeo de uma apresentação da Estela de Bharata Natyam para você poder vizualizar uma verdadeira dança indiana!
Para saber mais sobre seu trabalho: www.estelamare.paulo.nom.br
Abraços,
Vini