terça-feira, 17 de março de 2009

Alimentação e efeito estufa

Você já pensou que o que você come afeta o meio ambiente?

Pois é, as grandes organizações ambientalistas, como o Greenpeace e a WWF, nem tocam no assunto, mas o consumo de carne é a segunda principal causa de emissão de carbono na atmosfera, mais do que os transportes.
Quem diz isso é a ONU, naquele relatório sobre o aquecimento global que foi super divulgado na imprensa.

Isso quer dizer que comer um bife causa mais estragos ao meio ambiente que andar de carro!
Mais precisamente: comer meio quilo de carne bovina equivale lançar a mesma quantidade de carbono do que andar 17 km de carro.

Para saber mais sobre o assunto vou deixar um link para você baixar a reportagem "Efeito estufa dos hamburguers", publicada na revista Scientific American deste mês.

clique aqui para baixar a reportagem (em pdf)

Abraços,
Vini

3 comentários:

  1. Boa... e para quem olha para os lados e se sente fazendo trabalho de formiguinha, sem sentir mudança alguma leia aqui:

    http://jbonline.terra.com.br/editorias/economia/papel/2008/06/01/economia20080601007.html

    o Veganismo (não consumo de produtos que venham da exploração animal) está entre os 10 problemas que as empresas enfrentam na venda de um produto.

    Beijos.

    Tomás

    ResponderExcluir
  2. Boa Tomás!
    Essa reportagem nos deixa muito mais animado pela opção que temos!
    Sempre tive certeza do fato, mas agora os números comprovam!!!!
    Vamos dominar o mundo! hehehehe
    Abraços a todos e viva ao vegetarianismo!

    ResponderExcluir
  3. Pois é..e além de colaborar, significativamente, com a diminuição das emissões de carbono, a dieta vegetariana reduz a incidência de várias doenças, incluindo câncer, ateroesclerose e doenças neurodegenerativas!!! E pode ser adotada, sem nenhum prejuízo, por crianças, gestantes e atletas!!! Para quem quiser mais detalhes, estão disponíveis, em nossa Unidade, artigos publicados por cientistas americanos e canadenses (não vegetarianos) em periódicos de alto impacto. Isto quer dizer: os efeitos benéficos da dieta vegetarina (para qualquer idade) estão comprovados e aceitos pela comunidade científica internacional..só não vê quem não quer!!!
    Bjs
    mirian

    ResponderExcluir